segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Ministro da área econômica da Islândia renuncia ao cargo

O ministro de Relações de Negócios da Islândia, Bjorgvin Sigurdsson, renunciou neste domingo ao cargo, após o aumento dos protestos contra a atual situação econômica do país --um dos mais castigados pela crise financeira global.

Três meses atrás, a Islândia teve um colapso em seu sistema bancário o que possui maior representação do PIB (Produto Interno Bruto) do país e do mercado acionário local. Ele justificou a renúncia pelo fato de, neste meio tempo, não ter conseguido restaurar a confiança no país depois do colapso.

Ao longo desse período, a capital Reykjavík foi palco de manifestações constantes contra o governo e sua atuação na crise. Ontem, a manifestação foi maior do que a média, com cerca de 7.000 pessoas protestando em frente ao Parlamento.

Em sua carta de demissão, Sigurdsson disse que depois da quebra do sistema financeiro do país, ele tentou fazer o governo conseguir retomar a confiança para reconstruir as finanças públicas. Porém, disse ele, a missão não deu resultado positivo --e por isso preferiu sair para facilitar a reconstrução da confiança da população no governo.

Oficialmente, Sigurdsson tem direito a receber salário por alguns meses após a saída, mas ele informou que não irá aceitar o dinheiro.

A saída do ministro complica um pouco mais a vida do primeiro-ministro do país, Geir Haarde, que sofre pressões para também deixar o cargo. Na sexta-feira ele antecipou as eleições gerais para maio deste ano e disse que não concorreria à reeleição porque está com um tumor maligno no esôfago, mas a população demonstrou na manifestação de ontem que isso não era suficiente.

E agora?



Nós também temos grandes expectativas em relação ao presidente Obama. Seu lema de campanha esteve baseado na mudança e gostaríamos que efetivamente haja uma mudança nas políticas de direitos humanos dos Estados Unidos. Também queremos ver convertida em realidade sua promessa no âmbito internacional, através de medidas concretas. Por exemplo, o fechamento do centro de detenção de Guantânamo, declarações públicas que confirmem a proibição de torturas e outras formas de maus-tratos e a garantia de uma pesquisa independente sobre as violações dos direitos humanos cometidas sob o governo do presidente George W. Bush, no contexto da “guerra contra o terrorismo”.

Também esperamos que mostre uma liderança baseada em princípios, em temas, de direitos humanos no plano internacional, que ratifique tratados como o Estatuto de Roma que criou o Tribunal Penal Internacional e que tenha um papel construtivo no Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas. Outra coisa que deve fazer é analisar os conflitos bélicos importantes ao redor do mundo, como os que acontecem na região sudanesa de Darfur, na República Democrática do Congo e no Oriente Médio. É uma grande agenda, mas se começar por corrigir os erros cometidos na “guerra contra o terror” dará um passo para a restauração da autoridade moral dos Estados Unidos.

Morte de modelo brasileira é destaque no exterior

A morte da modelo Mariana Bridi, que aos 20 anos morreu de infecção generalizada poucos dias depois de ter as mãos e pés amputados em razão de complicações por bactérias que lhe provocaram uma infecção urinária, repercutiu no exterior. Além de o enterro, sábado, ter sido acompanhado por mais de mil pessoas em Marechal Floriano (ES), o site feito em sua homenagem em 19 de janeiro marca mais de 210 mil acessos.

A história da jovem foi contada por jornais de diversos países. No site da CNN, a notícia da morte de Mariana é a segunda mais lida das notícias referentes a acontecimentos no mundo (fora dos Estados Unidos). Outros sites internacionais , como o USA Today, o Miami Herald, Newsweek, ABC, dos Estados Unidos, o e The Daily Telegraph, da Austrália, também destacaram o caso da brasileira. A modelo foi contaminada pelas bactérias estafilococos e Pseudomonas aeruginosa. Essa última não faz parte do organismo, é bastante resistente a antibióticos e de difícil tratamento.

A situação da jovem começou a se complicar em 30 de dezembro, quando dores lombares a levaram ao hospital e ela recebeu diagnóstico de cólica renal. Dois dias depois, quando as dores voltaram, exames revelaram a infecção urinária. Ela foi internada no dia 3 e passou, desde então, maior parte dos dias sedada já que o estado de saúde se agravou, e os pés e as mãos da modelo foram amputados em razão da compressão dos vasos sanguíneos periféricos, que levaram à necrose dos membros. A prefeitura de Marechal Floriano, cidade natal da modelo, decretou luto oficial de três dias.

Rio Ganges: O limite da vida para os indianos







O rio Ganges é um dos maiores rios da Ásia. Sua nascente fica no Himalaia, sendo que corre na direção sul através das planícies setentrionais da Índia.

O rio Ganges possui uma extensão de 2.413 quilômetros, recebendo 11 afluentes até sua ligação com o rio Brahmaputra. Ele deságua na baía de Bengala em formato de um enorme delta.

O Ganges é considerado um rio sagrado pelos seguidores do hinduísmo. Muitos hindus tomam banho nas águas deste rio, pois acreditam que ele tem a capacidade de purificação dos pecados.

Este rio também é muito importante para a população que habita suas margens, pois oferece água e alimento (peixes).

No período das chuvas, as enchentes do Ganges atingem mais de 150 km, proporcionando uma benéfica fertilização das margens. Desta forma, favorece a prática da agricultura de trigo, arroz, algodão, açúcar e outros gêneros agrícolas.

Varanasi é uma das cidades mais antigas do mundo. Para os indianos é um prestigio morrer aqui, pois jogar seus restos no Ganges significa o encerramento do ciclo de morte e reencarnação. Para eles, Shiva leva a alma ao nirvana e a pessoa não reencarnará novamente. Aqui é a única cidade da Índia onde se permite cremação por 24 horas (nas demais, só ao nascer e pôr do sol). Eu, David Clemente, presenciei um sepultamento (se é que se chama assim). Eram cerca de dez pessoas, todos homens, mulheres não podem participar. Dois levavam o finado numa maca. Colares de flores estavam por todos os lados. Eles pareciam um time de futebol em treinamento. Seguiam gritando sons repetidos como se fosse grito de torcida. Lá no rio tem lugares específicos para a cremação. A prefeitura até construiu um crematório elétrico, mas não funciona mais e tudo voltou a ser feito a céu aberto. Enquanto os turistas empunhavam suas câmeras, um homem que participava da cremação gritava “Não” na tentativa de impedir que aquilo fosse fotografado.

Nos sete quilômetros de escadarias (ghats) se vê muito mais. Tem gente tomando banho com roupas de baixo ou apenas um pedaço de pano amarrado na genitália, senhoras muito velhas fazendo top less. Tem uns que se ensaboam e os que mergulham demoradamente. Alguns escovam os dentes com um graveto, outros lavam roupas dando marretadas. O pior disso tudo é que a água é imprópria para banho (imagine escovar os dentes e beber?). Os ambulantes vendem garrafas para os que querem levar aquela água santa. O lugar fede muito. A água não é salgada, mas produz densas bolhas que não estouram com facilidade. O livro-guia diz que não há oxigênio no rio, o que impediria qualquer tipo de vida, mas alguns golfinhos teimosos aparecem por lá em alguma época do ano. Numa das plataformas que leva ao rio tem escrito "Ghat is the life-line of indian culture". life-line significa linha da vida, o que eu interpretaria como o limite. "Cada plataforma é o limite da vida para a cultura indiana", entendo eu.


domingo, 25 de janeiro de 2009

Dia-a-Dia

Múmias




O grande motivo para visitarmos Palermo foi ver de perto as Catacumbas dos Capuchinhos, onde eram mantidas as múmias de milhares de pessoas, conservadas através de técnicas descobertas pelos frades.

Tais ritos funerais começaram no século XVI. Inicialmente, só frades capuchinhos eram mumificados, mas tal privilégio estendeu-se aos demais integrantes do povo, sendo que até 1920 tal prática era seguida pela comunidade de Palermo.

As catacumbas contam hoje com centenas de múmias, em diversos estados de conservação.

Trata-se de um local único, onde a peculiaridade histórico-cultural supera os sentimentos de luto ou tristeza que poderiam estar naturalmente associados a um "cemitério".

Tem-se que visitar as catacumbas com espírito de arqueólogo ou de antropólogo, e nunca como simples pessoa emotiva.

Recentemente o Sci Fi Channel, apresentou uma matéria sobre embalsamamentos. O caso mais incrível e curioso foi o de Rosalia Lombardo, uma menina italiana que morreu há 87 anos atrás, com apenas 2 anos de idade. O corpo intacto com o rosto delicado de Rosalia permanece em um caixão coberto com um suporte de mármore nas 'Catacumbas dos Capuchinhos de Palermo' (uma espécie de museu de múmias).

Rosalia Lombardo foi embalsamada pelo Dr. Alfredo Solafia que usou um processo secreto que nunca divulgou antes de sua morte. Acredita-se que Solafia usou os métodos tradicionais que aprendeu, e confidencialmente modificou usando seu próprio conhecimento médico.

Fonte: Wikipédia e buteco.com.br

Relatório da ONU indica que Israel cometeu crimes de guerra em Gaza


Cerca de 1300 palestinianos, muitos deles civis, foram mortos e 5000 ficaram feridos em consequência do conflito
O relatório do investigador das Nações Unidas para a situação dos direitos humanos na Cisjordânia e na Faixa de Gaza, Richard Falk, hoje tornado público, indica que Israel cometeu crimes de guerra no recente conflito de Gaza.

Richard Falk sublinha que Telavive deveria ter ajudado os civis de Gaza a escaparem das zonas de guerra e argumenta que a angústia mental por que passou a população foi tão grande que todos poderão ser considerados vítimas de guerra.

“Israel cometeu crimes de guerra” durante a sua campanha de 22 dias na Faixa de Gaza e deverá haver um relatório independente acerca da sua actuação, disse o investigador.

Falk indicou ainda que Israel não fez nenhum esforço para ajudar os cidadãos a escapar ao conflito.

“Fechar pessoas numa zona de guerra evoca o pior tipo de memórias internacionais do Gueto de Varsóvia”, disse Falk, que é judeu, referindo-se ao encarceramento e assassinato de judeus na capital polaca durante o regime nazi, na II Guerra Mundial.

Falk, cuja entrada em Israel foi negada duas semanas antes do assalto inicial a Gaza, no dia 27 de Dezembro, recusou ainda o argumento dado por Israel, de que o ataque foi levado a cabo como forma de “legítima defesa”, dado que o Hamas continuava a disparar “rockets” em direcção a Israel a partir de Gaza.

“Do meu ponto de vista, a ONU e a lei internacional não dão a Israel a fundamentação legal para poder reclamar legítima defesa”, disse.

Para além de Israel não ter apenas disparado, em retaliação, para as zonas a partir de onde foram disparados os “rockets” do Hamas, Telavive recusou-se a negociar com a organização islamista, evitando uma solução diplomática, indicou Falk.

Cerca de 1300 palestinianos, muitos deles civis, foram mortos e 5000 ficaram feridos em consequência do conflito. Do lado israelita morreram dez soldados e três civis.

GP ravelli

Em 2009 o GP Ravelli de Maratona terá novidades.

Depois do sucesso e crescimento do GP Ravelli de Cross Country e Maratona entre 2004 a 2008, Marcio Ravelli prepara uma nova aventura com 3 etapas e premiação em dinheiro aos 15 primeiros colocados na geral.

1a. Etapa - Itu - 08/Fevereiro
2a. Etapa - Salto - 14/Junho
3a. Etapa Indaiatuba - 13/Setembro

Para a 1ª. Etapa, as categorias serão divididas e terão 3 percursos diferentes.

PERCURSO DE 50KM:
O percurso de 50km, exigirá dos ciclistas muita resistência, força e técnica. Esta 1ª. Etapa em Itu terá muitos single track, as subidas serão fortes e exigirá bastante dos competidores.

PERCURSO DE 25KM:
O percurso de 25km possui baixo grau de dificuldade, com estrada de terra batida e poucas subidas, indicado aos atletas iniciantes.

PERCURSO DE EXIBIÇÃO (KIDS E INFANTO JUVENIL):
Desta vez será montado um circuito dentro da cidade estilo cross country onde os familiares poderão prestigiar e torcer bem próximos da garotada.

O evento disponibilizará de ambulância, segurança local, carros e motos de apoio; além dos fiscais e Postos de controle.

COMODIDADE AOS ATLETAS: Haverá água, frutas e coca cola na chegada, isotônico Nutrilatina no percurso.

12 horas


Curiosidades

Em 2008, após 12 anos de realização do MTB 12 horas, foi incluída no calendário o MTB 6 e 24 horas.
Em 2007 a categoria solo teve 100 inscritos, um recorde na solo.
68 competidores participaram da primeira edição, no ano de 1996, no CEMUCAM. Naquele ano existia apenas categorias de quarteto, onde 17 ciclistas largaram.
6 quilômetros tinha o percurso originaldo MTB 12 Horas no CEMUCAM (Centro Municipal de Campismo), um parque no km 25 da Rodovia Raposo Tavares, próxima a Cotia. O local foi escolhido por já ter um circuito de cross country freqüentado pelos bikers e infra-estrutura para receber os competidores.
Por duas edições o MTB 12 horas teve que ser paralisada antes das 12 horas de competição. Em 1996 a prova teve 7 horas de duração e foi interrompida devido a uma grande tempestade e em 1999 depois de pouco mais de oito horas devido a uma tentativa de assalto na trilha do CEMUCAM. Por conta disso, no ano seguinte à organização transferiria o evento para Itupeva.
8 quilômetros, têm o circuito no Serrazul. Em 2008, serão 10 km.
De 1996 até 1999 a prova largava ao meio dia. A partir do ano 2000 a largada passou para meia noite.
A largada da prova é no estilo Le Mans, onde os atletas percorrem correndo a pé um trecho de quase mil metros.
500 litros de Isotônico GU2O foram distribuídos, divididos em 2.500 doses e 2 mil litros de Água Crystal foram distribuídos para os atletas.
10 mil metros de fitas são usados para demarcar o circuito.
4 vezes consecutivas a equipe Pedal Power foi campeã na geral – De 1996 a 1999.
A categoria solo masculino foi realizada pela primeira vez no ano de 1998 onde Wady Feliciano foi o vencedor e somente a partir de 2001 a solo feminino começou a ser realizada e teve como vencedroa Érika Gramicelli.
Abraão Assis Eleutério é o único brasileiro a vencer a prova na solo duas vezes consecutiva. Tal feito foi em 2001 e 2002.
Alziane Diógenes é a quem mais venceu na categoria solo feminino. Foram 3 vezes, sendo que duas consecutivas 2003, 2005 e 2006.
1999 foi o ano em que foi implatada a categoria duplas vencida pela dupla Roberto Nakamura e Carlos Cristóvão.
Eidvando Souza Cruz e Renato Seabra, foi a única dupla a vencer a prova duas vezed consecutivas ( 2000 e 2001), na época ambos faziam parte da equipe Caloi.
Edivando venceria também nas duplas nos anos de 2003 e 2004, se tornando o atleta com mais vitórias em duplas.
Roberto Nakamura é o atleta com maior número de vitórias na competição. Quatro vezes na geral por equipes e uma vez em duplas.
Em 2003, o norte-americano Tinker Juarez, na época, campeão mundial de provas de longa duração, e se tornou o primeiro estrangeiro a vencer a categoria solo. Ele venceria novamente em 2005. Em 2004, sua bike quebrou quando ele liderava a prova.
Em 2005 a norte-americana Keli Emet se tornou a primeira mulher estrangeira a vencer a categoria solo.
25 voltas, completou o vencedor da categoria solo, o paraibano Joseilton da Silva Gomes, num total de 200 km percorridos.
168 quilômetros a cearense Alziane Diógenes pedalou no ano de 2006, para conquista o primeiro lugar.
20,3 km/h foi a média de velocidade da Equipe Bianchi, a campeã geral de 2006.

Para poucos


Foi divulgado na última semana, na cidade de Joanesburgo, África do Sul, o percurso do Cape Epic 2009. A próxima edição da maior prova de Mountain Bike do planeta, que será disputada entre os dias 21 e 28 de março e contará com a presença de 1200 ciclistas, terá 743 km, divididos em oito dias.

A largada da competição será realizada na Table Top Mountain, na cidade do Cabo, com um prólogo de 24 km, e a chegada da sétima e última etapa será em Lourensford. Apesar de mais curta do que neste ano, a Cape Epic 2009 promete ser mais dura, pois possui muitas subidas. Vinte equipes brasileiras e uma luso-brasileiro estão inscritas na prova.

Confira as etapas da Cape Epic 2009
Prólogo - 21/03/2009
Table Top Mountain - Cidade do Cabo - 24 km

1ª etapa - 22/03/2009
Gordans Bay - Villersdorp - 110 km

2ª etapa - 23/03/2009
Villersdorp - Villersdorp - 120 km

3ª etapa - 24/03/2009
Villersdorp - Greyton - 85 km

4ª etapa - 25/03/2009
Greyton - Greyton - 101 km

5ª etapa - 26/03/2009
Greyton - Oak Valley - 113 km

6ª etapa - 27/03/2009
Oak Valley - Oak Valley - 120 Km

7ª etapa - 28/03/2009
Oak Valley - Lourensford - 70 km

O Rinoceronte

CONCLUSÃO CIENTIFICA

TRANSPORTE PUBLICO

Rio de Janeiro

Quem não conhece, vale a pena.














sábado, 24 de janeiro de 2009

Veneza va sott' acqua.




Lugares para leituras


Thomas Fisher Rare Book - Toronto, Canada


Real Gabinete Portugues De Leitura Rio De Janeiro

Rennie Mackintosh Library, Scotland

National Library - Vienna, Austria

Queen’s College Library Oxford

Biblioteca Angelica - Rome, Italy

Theology Room at St. Deiniol’s library, North Wales


Joanina Library University of Coimbra, Portugal

Novo veiculo


A Nasa, agência espacial americana, está testando no deserto ao sudoeste do Arizona, nos Estados Unidos, o novo veículo que poderá ser utilizado pelos astronautas na viagem de volta à Lua, estimada para 2020. O veículo, muito mais tecnológico e seguro que o frágil Eagle - usado por Neil Armstrong e Buzz Aldrin no histórico 16 de julho de 1969 -, entrará em ação logo após a aterrissagem no satélite.

O módulo tem o tamanho aproximado de uma grande caminhonete, com 12 rodas, e infra-estrutura suficiente para abrigar dois astronautas por até 14 dias. Ali dentro, a tripulação encontrará alimentação e instalações sanitárias, além dos computadores e outros equipamentos científicos.

O veículo foi construído para exigir pouca ou nenhuma manutenção e ser capaz de viajar milhares de quilômetros sobre rochas e depressões encontrados na superfície da Lua por um período de até dez anos.

Os astronautas também não precisam sair do tranportador para desenvolver as pesquisas. Na cabine de comando, janelas na parte inferior do veículo permitem que eles se aproximem dos objetos no solo lunar. As rodas também se deslocam lateralmente, facilitando o trânsito nos terrenos acidentados e possibilitando uma movimentação em qualquer direção.

A Nasa está criando ainda novas tecnologias para alimentar as baterias do módulo, células de combustível, freios regenerativos e pneus avançados.

Curva do sucesso

Correto.
















Moral da história:
Nada nesta vida é por acaso ! Muitas vezes queremos nos livrar da "cruz" que nos é dada.
Mas para tudo tem um 'para quê' e um 'por quê'...
Deus nunca nos manda algo que não possamos suportar... E se formos abreviar estes caminhos, certamente teremos problemas !