quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Líder palestino diz aceitar trégua

O líder do movimento islamita palestino Hamas no exílio, Jaled Mechaal, se disse disposto a aceitar uma trégua se Israel aceitar um cessar-fogo e levantar o bloqueio à Faixa de Gaza, informou ontem o governo senegalês em nome da Organização da Conferência Islâmica (OCI). 'O líder do Hamas se disse disposto a assinar tal compromisso em um lugar escolhido de comum acordo pelas partes', indicou a chancelaria senelegalesa depois de uma conversa por telefone entre Jaled Mechaal e o presidente senegalês Abdulaye Wade, cujo país exerce a presidência da OCI desde março. Segundo a chancelaria, o presidente Wade ofereceu a Mechaal, exilado na Síria, uma proposta de 'saída da crise imediata'.
'Tenta-se obter uma trégua definitiva entre Israel e o Hamas, assinando um acordo que comprometa o Hamas com uma observância imediata de um cessar-fogo, em troca de um cessar-fogo imediato de Israel, acompanhado por um levantamento total do bloqueio a Gaza', acrescentou o ministério. 'Por parte do Hamas, a proposta parece equilibrada; esperamos uma resposta da parte israelense durante o dia', afirmou o ministro Sheikh Tidiane Gadio.
Intifada
O líder do Hezbollah libanês, Hassan Nasrallah, afirmou ontem que apóia o apelo feito por dirigentes do movimento islamita Hamas aos palestinos para uma terceira intifada (revolta) contra Israel. 'Somo minha voz à dos dirigentes palestinos que pedem uma terceira intifada', afirmou o líder xiita em discurso divulgado num telão para milhares de pessoas reunidas, atendendo a um apelo do Hezbollah, na periferia sul de Beirute, em apoio a Gaza.
Sábado, o líder do Hamas no exílio, Khaled Mechaal, havia pedido aos palestinos desencadear uma nova intifada, assim como retomar os atentados suicidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário