Completar uma prova de triatlo exige mais que resistência, exige estratégia. "Quando a prova começa, você tem que pensar que ainda faltam dois esportes inteiros", alerta Carlos Eugênio Ferraro, ex-treinador da seleção brasileira. Quer garantir o pique? Tenha táticas.
Natação
1. Se natação não é seu forte, fique logo atrás de outro nadador. Assim, você gasta menos energia sem perder velocidade e ainda garante forças para a etapa seguinte.
2. Mantenha o ritmo estável e elevado. Uma pesquisa de 2005 descobriu que atletas que nadavam com 80 a 85% de suas velocidades máximas melhoraram o tempo total em quase dois minutos.
3. Uma pesquisa francesa mostrou que roupas de neoprene ajudam a reduzir os níveis de ácido láctico, substância que em excesso provoca dor muscular, dos nadadores em 47%.
Ciclismo
1. Equipamento de qualidade elimina segundos do seu tempo final. "Com a bicicleta certa, você pode ter economia de 40% de energia", completa Ferraro.
2. Falta de carboidratos na dieta, assim como a desidratação, pode acabar com sua resistência. Quando estiver pedalando, beba 100 mililitros de bebida esportiva com sódio a cada dez minutos.
3. Na reta final, três a cinco últimos quilômetros, escolha uma marcha fácil e trabalhe com uma cadência maior (mais de 100 rpm). Assim, você se poupa para a última etapa do treino.
Corrida
1. Use um par de tênis leve e prendedores de cadarços.
2. Nos primeiros três minutos, feche a boca e respire pelo nariz. Se não der, é porque o ritmo está pesado. Diminua para não sabotar o tempo final. Pernas 'queimando' são outro sintoma. A prática mostra que quem corre mais forte na primeira metade do percurso é ultrapassado.
3. Boa postura é crucial para terminar a prova bem. "O desgaste é grande e você acaba compensando com braços, ombros e movimentos errados", explica Ferraro. Curvar para a frente faz o corpo se arrastar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário