sábado, 10 de janeiro de 2009

Fundador do Wal-Mart



Este senhor sorridente aí da foto chama-se Sam Walton. Em 1962 ele resolveu entrar no ramo do varejo e fundou uma companhia que viria a se tornar um bilionário e descomunal império conhecido como WAL-MART. Partindo de sua pequena loja de descontos que funcionava na cidade de Bentonville, Arkansas, o senhor Walton cresceu e expandiu-se para mais de 11 países, inclusive o Brasil.


Por aqui, o Wal-Mart é dono das bandeiras Wal-Mart Supercenter, SAM'S CLUB, Todo Dia, Bompreço, Hiper Bompreço, Nacional, Mercadorama, Hipermercado Big e Maxxi Atacado. A rede ocupa o 3º lugar no ranking ABRAS de supermercados, fazendo frente ao gigante francês Carrefour e o brasileiro Pão-de-Açucar.


Daí a gente se pergunta, "puxa vida imaginem que técnicas mirabolantes eles devem aprender por lá para terem crescido tanto e tão rápido !". Pois bem, durante a abertura do programa de treinamento de novos funcionários do Wal-Mart o senhor Walton falou à todos e nos deu uma pista do que deve ser feito :


"
Eu sou o homem que vai a um restaurante, senta-se à mesa e pacientemente espera, enquanto o garçom faz tudo, menos o meu pedido.

Eu sou o homem que vai a uma loja e espera calado, enquanto os vendedores terminam suas conversas particulares.

Eu sou o homem que entra num posto de gasolina e nunca toca a buzina, mas espera pacientemente que o empregado termine a leitura do seu jornal.

Eu sou o homem que explica sua desesperada e imediata necessidade de uma peça, mas não reclama quando a recebe após três semanas somente.

Eu sou o homem que, quando entra num estabelecimento comercial, parece estar pedindo um favor, ansiando por um sorriso ou esperando apenas ser notado.

Eu sou o homem que entra num banco e aguarda tranqüilamente que as recepcionistas e os caixas terminem de conversar com seus amigos, e espera pacientemente enquanto os funcionários trocam idéias entre si ou, simplesmente abaixam a cabeça e fingem não me ver.

Você deve estar pensando que sou uma pessoa quieta, paciente, do tipo que nunca cria problemas. Engana-se. Sabe quem eu sou?

"EU SOU O CLIENTE QUE NUNCA MAIS VOLTA !!!"

Divirto-me vendo milhões sendo gastos todos os anos em anúncios de toda ordem, para levar-me de novo à sua firma. Mas quando fui lá, pela primeira vez, tudo o que deviam ter feito era apenas a pequena gentileza, tão barata, que é um pouco mais de "CORTESIA"...

PENSE BEM:
CLIENTES PODEM DEMITIR TODOS DE UMA EMPRESA, SIMPLESMENTE GASTANDO SEU DINHEIRO EM ALGUM OUTRO LUGAR."

Raciocínio "complicado", não acharam ? Talvez seja por isso que os empresários daqui - salvo honrosas exceções - ainda não tenham entendido o recado e ainda atendam seus clientes como se estivessem fazendo favores. As oportunidades existem, estão ao alcance de todos mas só podem ser conquistadas por aqueles que estão preparados para elas.

Assim com o senhor Walton...

Nenhum comentário:

Postar um comentário