domingo, 1 de março de 2009

Barra Bonita







Barra Bonita é um dos 29 municípios paulistas considerados estâncias turísticas pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Turística, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.

Foi, outrora, grande centro ceramista. Por conta da retirada indiscriminada de argila das margens do rio Tietê, a antiga CESP (atualmente AES Eletropaulo fez por bem, interromper a concessão da retirada da "matéria-prima" das cerâmicas, fato este que, fez com que as grandes indústrias do ramo, cessassem suas atividades e, grande parte das mesmas, procurassem outras cidades para se estabelecer.

Por volta de 1883 ou 1886, é que Barra Bonita recebeu tal denominação, por estar situada as margens do rio Tietê que encontrava-se com as águas do córrego formando uma barra bonita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário