sábado, 21 de março de 2009
Vinho
De primeira
Para vinhos de guarda (cinco anos, mais ou menos), o melhor é investir em uma adega. Modelos compactos, que lembram armários, custam por volta de 2 mil reais. Dessa forma, suas garrafas são mantidas nas condições ideais: temperatura de 14ºC a 17ºC e umidade do ar entre 60% e 75%. E elas devem ser guardadas deitadas. Sempre.
Improvise
Se você costuma optar por rótulos mais em conta e compra para consumo imediato, tente reproduzir esse ambiente escolhendo os cômodos mais escuros da casa e com temperatura abaixo de 20ºC. "Não pode haver incidência de luz, nem alternância de temperatura e o sol não deve bater diretamente", explica Arthur Piccolomini de Azevedo, presidente da Associação Brasileira de Sommerliers. A cozinha nem sempre é a melhor escolha, já que muitas rolhas absorvem odores. O mesmo acontece na área de serviço, onde ficam guardados produtos químicos.
Validade
Nessas condições, uma garrafa de vinho tinto dura um ano no máximo. O branco é mais sensível e agüenta apenas seis meses, mas se você pretende consumi-lo em 20 ou 30 dias, coloque-o direto na geladeira. "Na parte mais baixa, onde ficam as verduras", recomenda Azevedo.
Tratamento vip
Ganhou ou comprou um vinho especial e não tem adega para guardar em casa? Nas grandes cidades, certos restaurantes guardam vinhos em suas adegas para clientes especiais. Não custa consultar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário