terça-feira, 21 de abril de 2009

A água do mundo pode estar mais próxima do fim do que você pensa


O Brasil possui uma enorme bacia hidrográfica e mesmo assim tem uma grande área afetada pela seca. Historicamente o sertão nordestino é um lugar atingido pela falta de chuvas e talvez a realidade das pessoas que vivem nesta região esteja próxima de ser a nossa também.
A vida moderna exige um grande uso de água limpa, principalmente por parte da indústria e da agricultura, que na maior parte das vezes utiliza este recurso de forma irresponsável. Segundo um cálculo feito pelo Pacific Institute e pelo Water Footprint Network, a produção de um hambúrguer utiliza 2,4 mil litros de água em todo o seu processo. Para fazer um quilo de microchips são necessários 16 mil litros de água principalmente para a limpeza e remoção dos produtos químicos. Um copo de suco de laranja utiliza 850 litros de água.
Parece que nós tentamos a todo custo acabar com a água do mundo pois se de um lado os rios estão cada vez mais poluídos, por outro lado a natalidade faz com que o consumo aumente. A ONU estima que mais de um terço da população humana esteja sofrendo com a diminuição na quantidade de água disponível. Em 2020 o uso da água pelas pessoas aumentará em 40% se levarmos em conta os índice atuais e em 2025 2 em cada 3 pessoas terão “problemas com a água”.
Um dos locais que mais preocupa os especialistas é a China, onde a indústria não para de crescer e a população é imensa. Esta união poderá causar problemas sociais graves no futuro.
David Zhang, da Universidade de Hong Kong, analisou 8 mil batalhas nos últimos 500 anos e concluiu que a falta de água teve um peso grande como catalizador. Ele afirma que isto é um alerta, afinal a falta de recursos é um dos principais motivos para a guerra.
Sendo um país com tanta água potável, esta idéia pode deixar muita gente de cabelo em pé. Também não podemos pensar que o fato de termos uma grande quantidade de água potável nos dá o direito de desperdiçarmos. A economia pode começar de casa com atitudes simples no chuveiro ou ao se fazer tarefas comuns como lavar a louça ou o carro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário