terça-feira, 7 de abril de 2009

Nicolas Sarkozy


Nicolas Sarkozy (Paris, 28 de janeiro de 1955) é um advogado e político francês. É o vigésimo terceiro presidente da França, empossado em 16 de maio de 2007. É também, juntamente com o Bispo de Urgel, o co-príncipe de Andorra. Nascido em 28 de Janeiro de 1955 Paris, França Partido político UMP, Esposa Carla Bruni Sarkozy , Profissão Advogado .
Filho do húngaro Pál Nagybócsai Sárközy e da francesa Andrée Mallah. Também é conhecido pelo hipocorístico Sarko. Sua mãe é descendente de judeus sefaraditas originários de Tessalônica, na Grécia. Apesar da origem judaica, foi criado na fé católica. Nicolas Sarkozy passou sua infância e adolescência no arrondissement em que nascera e também em Neuilly-sur-Seine, município do qual fora maire (equivalente a prefeito no Brasil ou presidente da Câmara em Portugal).
Envolvido com a política desde 1974, exerceu a advocacia a partir de 1981. Foi presidente do RPR em 1999 (partido político italiano).
Em 2006, acumulava os postos de presidente da UMP, ministro de Estado, encarregado do Interior e da organização do território e presidente do conselho geral do departamento dos Altos do Sena, além de conselheiro municipal de Neuilly-sur-Seine, de cuja Câmara foi presidente (equivalente a "prefeito" no Brasil) de 1983 a 2002.
Foi o candidato de seu partido para as eleições presidenciais de 2007. Qualificou-se para o segundo turno da eleição, que ocorreu no dia 6 de maio de 2007 e acabou por vencer a sua rival, Ségolène Royal. Tornou-se assim o vigésimo terceiro presidente da França, cargo que assumiu oficialmente a 16 de Maio de 2007. Sarkozy é atualmente casado com a ex-modelo Carla Bruni.
Ele é um protegido do presidente Chirac, Sarkozy apoiou um adversário de Chirac à Presidência em 1995 - um acontecido ligeiro que nunca foi esquecido.
Mesmo os que estão à esquerda na França admitiram que Nicolas Sarkozy é um formidável na força política.
Ele tem mostrado forte instintos proteccionistas - verter fundos estatais para salvar a doente empresa francesa Alstom. Mas ele também promete fazer com que o francês sofra menos medo do sucesso económico.
Ele é frequentemente descrito como um atlantista, mas ele também foi contra a guerra no Iraque. Ele não está muito interessado na velha aliança franco-alemão, mas está chateando novos membros da UE, dizendo que com os impostos mais baixos, a velha Europa não devem receber subsídios da UE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário