No dia 1° de Abril todo mundo se vê no direito de contar aquela mentirinha cabeluda. É dia em que tudo na internet parece falso e as notícias horríveis supostamente acontecem, saiba agora as origens deste costume que acontece no mundo todo!Origem do Dia da MentiraExistem várias versões que explicam a origem do dia. A mais famosa conta que começou quando a França resolveu usar o calendário gregoriano e mudou a comemoração do Ano Novo, que costumava ser uma festa que durava uma semana, entre 25 de março e 1º de abril (começo da primavera na Europa).Só que, de acordo com o calendário estipulado, a comemoração deveria acontecer no dia 1º de janeiro a partir do ano de 1564. Esta decisão foi tomada pelo rei Carlos IX, da França, e depois foi seguida por outros países da Europa.
Alguns franceses ficaram tão revoltados com a mudança de data que continuaram comemorando a virada do ano em abril. Para tirar sarro com a cara dessas pessoas, outros franceses mandavam-lhes presentes estranhos e convites para festas que não existiam. Deste então esta data ficou conhecida como o Dia da Mentira. Duzentos anos depois esse costume se espalhou para a Inglaterra e depois para todo o mundo.
No Brasil, o 1º de abril começou a ser difundido em Pernambuco, onde circulou "A Mentira", um periódico de vida efêmera, lançado em 1º de abril de 1848, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. "A Mentira" saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.
Pinóquio: Eu não uso calcinha
Grilo: Usa sim
Pinóquio: Uso não
Grilo: Não usa?
Pinóquio: Já disse que não!
Mentiras do 1° de abril de 2008
* O sítio de relacionamentos Orkut altera temporariamente a sua logomarca para Yogurt, um jogo de letras com o nome original.
* A Wikipédia anuncia que apagará todas as imagens da Wikipédia lusófona por problemas de Copyright.
* No site de imagens "deviantART" houve o aparecimento de Mudkips nos avatares.
* A "Desciclopédia" anuncia que foi comprada pelo site Pudim.com.br, tornando-se a Pudimpédia.
* O blog QUASE TUDO anunciou que fechou as portas por problemas financeiros e que só voltaria caso conseguisse patrocínio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário