Classificado como imóvel de interesse público, o Palácio Burnay é um raro exemplo de residência da alta burguesia urbana na Lisboa dos inícios do século XIX.
A exposição constitui uma oportunidade única para percorrer os espaços do primeiro piso do Palácio Burnay, onde actualmente funcionam os gabinetes e salas de reuniões do Instituto de Investigação Científica Tropical.
Um trecho da Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira: «A vida do 1º conde de Burnay oferece aspectos curiosíssimos pela intensidade com que delineou e executou as mais imprevistas operações e especulações financeiras, bolsistas e bancárias, contando sempre êxitos rotundos e dando origem a uma das casas mais ricas de Portugal (...). Ao mesmo tempo, caso curioso, era exímio bandarilheiro amador. Também ficou, como obra notável sua, o início da reunião de coleções de arte, galeria de quadros, etc. que povoavam os sumptuosos salões do seu palácio da Junqueira, conjunto desmembrado, por partilhas familiares, em 1937, em venda pública».
Acompanhe a beleza desse palácio pelas fotos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário