domingo, 6 de setembro de 2009

SOMOS MESMO DO TERCEIRO MUNDO?

David Cameron, Lider dos Conservadores no Parlamento Britânico

Boris Johnson, Prefeito de Londres

As duas fotos acima mostram uma enorme afronta a toda a nossa classe política. Dois importantes (pelas fotos, talvez nem tanto!) personagens ingleses, o Mayor (Prefeito) de Londres e o Líder dos Conservadores do Parlamento Britãnico, indo para o trabalho de BICICLETA. É uma verdadeira afronta. Imagine se nossos políticos iriam agir como estes políticos de uma nação miserável como a Grã-Bretanha, Inglaterra pros íntimos. Imagina abrir mão do helicóptero, carro blindado, milhas e mais milhas de vôos ao redor do mundo.Ir para o trabalho de bicicleta é impensável em um país rico como o nosso, que nada em recursos naturais e artificiais, aonde aBUNDAm as coisas lindas e maravilhosas, como as famosas palafitas, os canais de esgoto à céu aberto, as maravilhosas favelas, os incríveis buracos em nossas ruas.

Nunca um político de um governo tão rico iria PENSAR em usar uma bicicleta para trabalhar. Isto só é solução para países miseráveis do resto do mundo, como Holanda, Dinamarca, Inglaterra mesmo. Vocês conseguem ver nosso prefeito, nosso governador ou até mesmo nosso querido, amado e trabalhador presidente da República pedalando entre o Palácio do Planalto? Afinal, um país rico como o nosso não pode se permitir ver seus políticos agindo de forma tão... pobre!

E esse Aquecimento Global, que tanto falam?? Porque o Brasil deve se preocupar já que somos ricos, temos carros caros na garagem, para ir a esquina comprar um pão, precisamos desfilar de carro até a porta da padaria, quem é realmente culpado do aquecimento global? Eu acho que todos. Eu também tenho acesso a um carro. Eu também sou um poluidor. Tento pelo menos ser coerente e só usar o carro quando a distância, o clima ou o número de passageiros justifica.

Sabe porque? Porque um carro é apenas um objeto. Ele não me define como pessoa. E ainda mais quando sabemos que:

ESPAÇO OCUPADO //

1 CARRO = 6 BICICLETAS

CUSTO NA FABRICAÇÃO //

1 CARRO = 40 BICICLETAS

MATÉRIAS-PRIMAS NA FABRICAÇÃO //

1 CARRO = 97 BICICLETAS

CONSUMO ENERGIA NA FABRICAÇÃO //

1 CARRO = 627 BICICLETAS

Pense! Você pode até achar que é isto mesmo, que já comprou o carro, vai comprar pão na esquina com ele e pronto. OK! Pelo menos seus filhos terão a quem culpar diretamente, quando as enchentes molharem, quando as secas secarem, quando a poluição poluir sua saúde... pra que viver né!? Canta logo para subir cara!!!Costumamos ver notícias sobre o aquecimento global TODOS OS DIAS. É uma enchente aqui, uma seca ali, são municípios em estado de emergência, lotes de lixo nas nascentes, toneladas nos depósitos. Mas quase nunca associamos estas notícias com o lixo que não reciclamos, com o excesso de água e energia que consumimos, com as escolhas de transporte que fazemos.

Pense... ainda tem algum tempo... talvez!Acho que transformações sociais radicais como o uso ostensivo das bikes só surgirão da imposição pela necessidade. Muitos ainda acham que vivemos em um lugar mítico onde as ruas de borracha irão alargar-se indefinidamente pra aceitar todos os carros que pudermos fabricar, onde as matérias primas são infinitas, os recursos energéticos idem.Acho que um dia, o poder público perceberá que precisará mesmo taxar ostensivamente o USO do carro para ter dinheiro para manter ruas, implantar ciclovias, conservar o meio ambiente. Então, e só então, motivado pela corrupção que tanto dinheiro assim traria, eles vão implantar a taxa altamente impopular e exigir que cada motorista pague para usar o proprio carro.

Só assim, a bicicleta vai virar uma grande vantagem. Só assim o ônibus será uma grande necessidade. Só assim avançaremos! Pense nisso!! Pedale pela vida!! Pedalar é viver a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário