terça-feira, 24 de novembro de 2009

Apesar de críticas, Lula defende visita de presidente iraniano


Lula fez os comentários durante a visita do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, a primeira de uma líder iraniano desde que o Xá Mohammad Reza Pahlavi visitou o país em 1965.

Dizendo que as duas nações estão renovando "elos centenários", Lula afirmou que visitará o Irã na próxima primavera como parte de um novo esforço do Brasil em tentar ajudar a levar paz à região.

Lula decidiu convidar Ahmadinejad apesar de uma série de protestos no Brasil contra o presidente iraniano e duras críticas sobre a visita de membros do Congresso americano e ex-diplomatas brasileiros.

Eles temiam que tal gesto legitimaria o governo iraniano em um momento no qual os Estados Unidos e as potências europeias tentam pressionar o país para que limite seu desenvolvimento de tecnologia nuclear para uso civil.

Ahmadinejad afirmou na segunda-feira que Brasil e Irã estão "buscando um mundo livre de armas de destruição em massa, especialmente armas nucleares".

Mas ele não disse se aceitaria um acordo proposto no qual o Irã exportaria a maioria de seu urânio enriquecido para processamento adicional em combustível para um reator nuclear. Ao invés disso, ele afirmou que o Irã buscará melhorar sua tecnologia de enriquecimento de urânio caso seja incapaz de comprar o produto no exterior.

No meu ponto de vista, essa visita é boa para o Brasil, pelo menos mostra que somos um povo agradavel e que sempre está pronto a ajudar, sei que o cara não é 'flor que cheire' mas pelo menos recebemos bem ele. Devemos promover a paz, mesmo que a intenção de outras pessoas seja negativas, pelo menos estamos fazendo nossa parte, penso eu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário