São três itens diferentes, o Tilak, o Sindoor e o Bindi.
Tilak
Tilak em sânscrito significa marca. Existem diferentes formas e materiais de Tilak e diferentes significados.
Ele é aplicado no ponto onde se situa o terceiro olho ou o olho espiritual. Todas as ações humanas são governadas por esse ponto. Ele é normalmente aplicado antes de qualquer cerimonia hindu, por homens, mulheres e crianças. O tilak pode ser de pasta de sândalo, de kumkum (pó vermelho), de açafrão e de cinzas. Cada um tem um significado.
Sandalo - calma, tranquilidade e pureza
Kumkum - poder,vigor,dinamismo eestabilidade
Açafrão - riqueza, fortuna, prosperidade e opulência
Cinzas - devoção, dedicação, e cometimento
Os devotos de Shiva costumam usar Tilak de Cinzas e normalmente é feito em três linhas horizontais conhecidas como tripundra.
Os devotos de Vishnu costumam usar Tilak de pasta de sândalo e normalmente é feito em três linhas verticais.
Os devotos de Shakti (energia cósmica) costumam utilizar kumkum e e feito apenas uma linha vertical porem as vezes é utilizado apenas um ponto vermelho.
Após a aplicação do Tilak é comum a aplicação de grãos de arroz.
Bindi
Há muito tempo as mulheres indianas aplicam um tilak mais conhecido como bindi. Tradicionalmente ele é um ponto vermelho e usado por mulhres casadas. Hoje em dia ele tem vários formatos, várias cores e é utilizado por todas as mulheres como um adorno.
Sindoor
Ele é um pó vermelho que as mulheres casadas aplicam na divisa do cabelo. Ele significa o desejo de longevidade ao marido. A primeira vez que o Sindoor e aplicado é durante a cerimônia de casamento e quem aplica é o marido.
O sindoor é preparado através de açafrão e mercúrio. Devido às propriedades do mercurio acredita-seque o sindoor ajudano controle da pressão alta e ativa a função sexual. Para um melhor resultado, o Sindoor deve ser aplicado acima da glandula pituitária, onde todos os sentimentos são centrados.
O sindoor não é aplicado em viúvas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário