domingo, 28 de dezembro de 2008

Palestinos invadem Egito para fugir da ofensiva de Israel

Centenas de palestinos que tentavam fugir da ofensiva militar israelense contra a Faixa de Gaza romperam a cerca da fronteira com o Egito. Guardas de fronteira egípcio abriram fogo contra os palestinos, deixando vários feridos, segundo testemunhas ouvidas dos dois lados da fronteira.
Um oficial de segurança egípcio, que não revelou seu nome, disse que a fronteira, de 14 quilômetros, foi rompida em pelo menos cinco pontos e que centenas de palestinos atravessaram para o Egito. Segundo ele, cerca de 300 guardas de fronteira egípcios foram deslocados para a área, de modo a fechar as brechas.
Fida Kishta, moradora do lado palestino da fronteira, disse que os guardas egípcios dispararam contra os palestinos que fugiam. A área havia sido bombardeada pouco antes pela Força Aérea de Israel, aparentemente numa tentativa de destruir os túneis cavados pelos palestinos para aliviar a escassez de medicamentos e alimentos provocada por anos de bloqueio do território pelos militares israelenses.
Segundo Abdel Qader Higazi, representante do Sindicato dos Médicos do Egito em Rafah, as autoridades egípcias permitiram que vários caminhões com ajuda humanitária atravessassem para Gaza antes de tentar fechar novamente a fronteira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário