domingo, 25 de janeiro de 2009

Múmias




O grande motivo para visitarmos Palermo foi ver de perto as Catacumbas dos Capuchinhos, onde eram mantidas as múmias de milhares de pessoas, conservadas através de técnicas descobertas pelos frades.

Tais ritos funerais começaram no século XVI. Inicialmente, só frades capuchinhos eram mumificados, mas tal privilégio estendeu-se aos demais integrantes do povo, sendo que até 1920 tal prática era seguida pela comunidade de Palermo.

As catacumbas contam hoje com centenas de múmias, em diversos estados de conservação.

Trata-se de um local único, onde a peculiaridade histórico-cultural supera os sentimentos de luto ou tristeza que poderiam estar naturalmente associados a um "cemitério".

Tem-se que visitar as catacumbas com espírito de arqueólogo ou de antropólogo, e nunca como simples pessoa emotiva.

Recentemente o Sci Fi Channel, apresentou uma matéria sobre embalsamamentos. O caso mais incrível e curioso foi o de Rosalia Lombardo, uma menina italiana que morreu há 87 anos atrás, com apenas 2 anos de idade. O corpo intacto com o rosto delicado de Rosalia permanece em um caixão coberto com um suporte de mármore nas 'Catacumbas dos Capuchinhos de Palermo' (uma espécie de museu de múmias).

Rosalia Lombardo foi embalsamada pelo Dr. Alfredo Solafia que usou um processo secreto que nunca divulgou antes de sua morte. Acredita-se que Solafia usou os métodos tradicionais que aprendeu, e confidencialmente modificou usando seu próprio conhecimento médico.

Fonte: Wikipédia e buteco.com.br

2 comentários:

  1. Maravilhoso.
    Sou super fascinada por história...
    Amo de paixão.

    ResponderExcluir
  2. Rosalia é linda, pena que morreu, mas deixou nos essa maravilha intaquita! Facinante!

    ResponderExcluir