domingo, 24 de maio de 2009

Messerschmit, o Alemão Voador





Messerschmitt Bf 109 tambem conhecido como Me 109 - foi um Avião de Caça alemão monoposto dos anos 30 e 40 que teve uma produção de mais de 33.000 unidades, uma das aeronaves mais produzidas na história.
Havia demanda por um moderno avião de caça para a Força Aérea (Luftwaffe) que se desenvolvia em segredo. Sua construção teve início em 1934 sob a direção de Willy Messerschmitt na então Fábrica Bávara de Aviões (Bayerischen Flugzeugwerken - daí a sigla Bf) em Augsburg-Haunstetten, Alemanha.
O primeiro vôo aconteceu em maio de 1935, o Bf 109 foi posto a prova pela primeira vez na Guerra Civil Espanhola. De 1937 até a Segunda Guerra Mundial, todas as unidades de caça foram equipadas com esta aeronave e muitas as mantiveram recebendo permantentes melhorias até o fim da guerra.
Seu criador Willy Messerschmitt durante a guerra se separou da empresa original e fundou a propria (com a sigla da empresa sendo Me), por isso existem aqueles que defendem que apartir das versões "F" em diante tenham que ser chamadas de Me 109, embora este apelido nunca tenha sido oficial.
Também outras numerosas forças aéreas adquiriram aviões deste modelo, por exemplo, Finlândia, Croácia, Romênia, Hungria e Suíça. O Bf 109 serviu também, além de sua função principal de caça, como caça-bombardeiro, caça noturno e aeronave de reconhecimento.
Foi um avião muito bem sucedido, pilotado por alguns dos maiores ases da Alemanha como Erich Hartmann.
No Brasil o Messerschmitt Bf 109 nunca esteve em operação, havendo apenas um exemplar no país, em exposição no Museu Asas de um Sonho, em São Carlos, estado de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário