Dois sudaneses bebem água do pântanos com tubos plásticos, especialmente concebidos para este fim, com filtro para filtrar as larvas flutuantes responsáveis pela enfermidade da lombriga de Guiné. O programa distribuiu milhões de tubos e já conseguiu reduzir em 70% esta enfermidade debilitante.
Os glaciais que abastecem a Europa de água potável perderam mais da metade do seu volume no século passado. Na foto, trabalhadores da estação de esqui do glacial de Pitztal, na Áustria, cobrem o glacial com uma manta especial para proteger a neve e retardar seu derretimento durante os meses de verão...
As águas do delta do rio Níger são usadas para defecar, tomar banho, pescar e despejar o lixo.
Água suja em torneiras residenciais, devido ao avanço indiscriminado do desenvolvimento.
Aldeões na ilha de Coronilla, Kenya, cavam poço profundos em busca do precioso líquido, a apenas 300 metros do mar. A água é salobra.
Aquele que foi o quarto maior lago do mundo, agora é um cemitério poeirento de embarcações que nunca mais zarparão...
Reciclagem
Já existe tecnologia para a reciclagem de água. A cidade de Durban, na África do Sul, por exemplo, trata o esgoto doméstico e revende essa água para o uso industrial. Isso representa uma economia de 10% de volume de água utilizado.
Aproveitamento Consciente
No Texas, um dos estados mais secos dos EUA, o aumento no custo de água levou os fazendeiros da região a trocar os sistemas de irrigação antigos por outros mais eficientes e modernos, com aproveitamento de 50% do precioso líquido e perdas de apenas 5%.
Reutilização
Algumas iniciativas interessantes estão surgindo para amenizar o problema do desperdício de água. Na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, por exemplo, a Metalúrgica Cacupé desenvolveu um sistema de coleta e armazenamento de água da chuva que pode ser usada para lavar roupas, regar o quintal ou abastecer a piscina. A economia chega a 250 000 litros de água por ano. É o que se chama aproveitamento de depósitos superficiais em que as chuvas reabastecem os reservatórios naturalmente. Para os especialistas os depósitos mais profundos só podem ser explorados a um custo muito alto.
Atitudes Simples para Colaborar
- Não demore muito no chuveiro e, ao ensaboar-se, mantenha a torneira fechada. Abra apenas para o enxagüe. Isso vale para escovar os dentes, fazer a barba ou lavar louça.- Mantenha a válvula de descarga regulada. Para saber se há vazamentos, jogue cinza de cigarro ou de papel no vaso sanitário. Se ela ficar circulando ao invés de ir para o fundo, é sinal de que a água está sendo perdida.- Procure juntar o maior número de roupas antes de colocar na máquina de lavar. O mesmo vale para máquinas de lavar louça.- Economizar o detergente ao lavar louça também ajuda, já que, no fim das contas, vai tudo parar no esgoto.
VALORIZE A ÁGUA! EM ALGUNS LUGARES ELA NÃO EXISTE MAIS...
Nenhum comentário:
Postar um comentário